Você realiza atividades de Mediação de Leitura?

Anúncios

8 comentários sobre “Você realiza atividades de Mediação de Leitura?

  1. OLá, LILI!!! Sou pedagoga e amo literatura infantil. jà lecionei na EDUCAÇÃO INFANTIL. Onde sempre trablahei com projetos de incentivo a leitura com meus alunos em sala de aula. Com enfase nos classicos infantis e muitas outras histoiras interessantes. Utilizava momentos onde lia a história, depois contava, e muitas vezes depois dramatizamos, utilizanod teatro de fantoches, ou o teatro com acessorios ( roupas, etc..) Já utilizei muito os fantoches de variados modelos ( vara, feltro, EVA, papel, pratos de papelão etc…).
    A 2 anos trabalho em uma biblioteca escola em minha cidade, onde faço a entrega de livros para as crianças ( com dia e horários determinados). As vezes entrego os livros que a professora da sala solicita, outras vezes tenho a liberdade em fazer a divulgação por exemplo de uma determinada autora, mostrando em sala, os diversos títulos daquela escritora, cujos livros temos em nossa biblioteca escolar.
    E a parte queamis amo em realizar, é a CONTAÇÃO DE HISTORIAS, onde tenho roupa apropriada (risosoosos) uma longa saia rodada, toda de cetim rosa, varinha magica e asas, pois lá sou conhecida como ” A FADA DOS LIVROS”.
    Este é o trabalho que desempenho dentro de uma unidade escolar uma escola de ensino fundamental de 1ª ao 5º ano.
    Outra experiencia que tenho é minha “ARVORE DOS LIVROS”, esta realizada na arvore em frente a minha casa, onde penduro livros ( as sextas ferias) e as crianças observam, foleiam e escolhem um livro e levam para a casa, é uma ação para despertar o sabor da leitura. O combinado com as crianças é que depois de lerem, devem passar o livro para outra criança que eles conheçam, para assim o livro “PASSEAR” por diferentes casas e outra criança poderá saborear sua historia também.

    • Arvore dos Livros! Que delícia!Que fruta mais saborosa!

      Parabéns ,pela iniciativa Sandra!

      Onde você tem conseguido os livros para a ” Arvore de Livros”?
      Beijo e flor

      • Querida LILI FLOR, todos os livros são doações, de diferentes formas: a principal são os amigos/ conhecidos/ e pessoas que ficaram sabendo do trabalho e trazem material para a árvore ( risooososss acreditio que ja “limparam” suas estantes de livros guardados, por suas crianças ja crescidos e decidiram doar, esta sendo lindo. No inicio eu comprei muitos livros ( desses mais em conta, para poder não parar com o projeto, mas você sabe não é fácil. Professores amigos tbm doaram, meu dentista, escrevi para editoras mas só uma mandou 5 livros, agradeço tbm a colaboração deles no ano passado; pois todo livro infantil e gibis são super super bem vindos!) Enfim é um trabalho de formiguinha, no entanto o resultado é fantástico. Atualmente estou com o projeto adormecido aguardando o florescer das sementes (pois tenho que dar paradinhas para consegiur as doações de livros infantis e gibis).
        Na semana passada mesmo, uma senhora passou aqui e deixou 20 gibis e mais 15 livros infantis. Fiquei muito feliz!!!!!!
        Um aspecto super importante de ser citado pra você, é que as crianças já estão acostumadas com a “ÁRVORE DOS LIVROS”, E SEMPRE AS SEXTAS-FEIRAS, PASSAM AQUI PERGUNTANDO QUANDO A ÁRVORE IRÁ DAR LIVROS NOVAMENTE”. Eu sempre utilizo argumentos do tipo…………… “logo…logo…. a primavera esta chegando e nossa árvore dos livros irá florescer dando lindos frutos!!!!!!
        A FADA DOS LIVROS ( é como sou chamada pelas crianças risosososos – amo isso – esta preparando tudo! Sabe……né….. pedindo livros e gibis para as pessoas que já leram e que os livros querem muito viajar para outras casas e encantar novas lindas crianças com suas histórias, poesias e mundos maravilhosos!!!!!!!!!!
        O incrivel é ver o brilho nos olhos das crianças, elas estão esperando anciosas por esse dia novamente. Espero poder recomeçar logo. Se possivel em setembro.
        Como já disse no outro comentário, no ano passado foram 550 (entre livros infantis e gibis) distribuidos. Espero conseguir atingir um numero melhor ainda neste ano.
        Querida LiLi, se tiver como ajudar agradeço muito as contribuições.
        Obrigada pela atenção.

  2. Que lindo trabalho Sandra! Obrigada por compartilhar sua experiencia! Mas me conta uma coisa em que cidade vc realiza essas mediações?

    • Querida Lili, moro na cidade de Fernandópolis/SP
      No face – SANDRA ESTRELA, vc poderá ver imagens de tudo que escrevi aki.
      Aproveito para complementar o que ja disse acima, estou precisando de doações de livros infantis, para dar continuidade (só parei um tempo para poder arrecadar mais doações, as crianças amam……. e isso é super importante) ao trabalho linda, na “ARVORE DOS LIVROS”.
      bjs

    • LILI FLOR
      Acabei de receber os 05 livros maravilhosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Estou muito feliz, eles farão muitas crianças felizes também e isso é o mais importante. Incentivar nossos pequenos e tão jovens leitores a entrar neste caminho iluminado e repleto de significados, encantos e magia.
      bjs mil
      SAUDE E PAZ
      MUITA LUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Que maravilha , Sandra!

        Aproveite bastante, compartilhe com as crianças , comece a montar seu repertório e histórias e seja muito feliz!

        E não esqueça me envie as fotos pra eu postar aqui pra gente!

        Beijo e flor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s