A árvore de livros de Fernandópolis

Bonitos e bonitas!

 Mediação de Leitura foi o tema aqui do  Portal das Histórias  no último mês ! Foram vários os posts e as experiências compartilhadas,vieram notícias de Poá, Itapetininga, Zona Sul e Zona Norte de São Paulo! Como postado em nossa  enquete, que  teve a parceria da FUNDAÇÃO BUNGE , por meio do Projeto Pé de Livro, iremos premiar uma das  atividades de incentivo à leitura que passou por aqui.

Antes de mais nada gostaria de agradecer a TODOS que participaram, continuem com suas atividades, tenham certeza que vocês estão plantando sonhos e ampliando o imaginário destas crianças e jovens. E olha ,   se desta vez você não conseguiu os livros , não  fique triste!  A  FUNDAÇÃO BUNGE está com mais uma oportunidade de os leitores ganharem os livros. Essa semana, a Fundação abriu um post  no seu  fórum com a mesma pergunta, e também irão presentear o autor da melhor resposta com 5 livros. Ainda há mais uma chance de ganhar cinco lindos livros da coleção!

O link para o fórum é:  http://www.fundacaobunge.org.br/interatividade/forum/topico.php?id=10704&/de_que_formas_voce_incentiva_as_criancas_a_lerem

O Portal das Histórias tem o prazer de apresentar o projeto “Árvore de Livros” , da pedagoga Sandra Badaró , lá de Fernandópolis! Mas conhecida como Fada dos livros, Sandra tem feito um verdadeiro movimento pela literatura em sua cidade! E ela não é mole não!  Os livros que coloca na “ Árvore de Livros” que fica em frente a sua casa,   são doações de amigos, vizinhos parentes…. até o dentista dela teve que doar! *rs*
Todos os livros são doações, de diferentes formas: a principal são os amigos/ conhecidos/ e pessoas que ficaram sabendo do trabalho e trazem material para a árvore ( risooososss acreditio que já “limparam” suas estantes de livros guardados, por suas crianças ja crescidos e decidiram doar, esta sendo lindo. No inicio eu comprei muitos livros ( desses mais em conta, para poder não parar com o projeto, mas você sabe não é fácil. Professores amigos tbm doaram, meu dentista, escrevi para editoras mas só uma mandou 5 livros, agradeço tbm a colaboração deles no ano passado; pois todo livro infantil e gibis são super super bem vindos!)
Sandra ,conta histórias pra seus alunos na escola em que trabalha, faz seus personagens em EVA, reúne as crianças em sua casa e até deixa livro no banco das praças! Pois é, em Fernandópolis, tem livros espalhados pelas praças, a ideia é que o leitor deixe lá para que outro também usufrua do momento gostoso de ler.
Ela nos contou assim:
”    Há 2 anos trabalho em uma biblioteca escolar em minha cidade, onde faço a entrega de livros para as crianças          ( com dia e horários determinados). Ás vezes entrego os livros que a professora da sala solicita, outras vezes tenho a liberdade em fazer a divulgação, por exemplo de uma determinada autora, mostrando em sala, os diversos títulos daquela escritora, cujos livros temos em nossa biblioteca escolar.
E a parte que mais amo  realizar, é a CONTAÇÃO DE HISTORIAS, onde tenho roupa apropriada (risosoosos) uma longa saia rodada, toda de cetim rosa, varinha magica e asas, pois lá sou conhecida como ” A FADA DOS LIVROS”.
Este é o trabalho que desempenho dentro de uma unidade escolar uma escola de ensino fundamental de 1ª ao 5º ano.
Outra experiencia que tenho é minha “ARVORE DOS LIVROS”, esta realizada na arvore em frente a minha casa, onde penduro livros ( as sextas ferias) e as crianças observam, foleiam e escolhem um livro e levam para a casa, é uma ação para despertar o sabor da leitura. O combinado com as crianças é que depois de lerem, devem passar o livro para outra criança que eles conheçam, para assim o livro “PASSEAR” por diferentes casas e outra criança poderá saborear sua historia também.
Acontece que a Sandra teve que parar um pouco com o projeto ,pois os livros estão escassos e ela aguarda novos títulos e novas doações:
 “Enfim é um trabalho de formiguinha, no entanto o resultado é fantástico. Atualmente estou com o projeto adormecido aguardando o florescer das sementes (pois tenho que dar paradinhas para consegiur as doações de livros infantis e gibis).Um aspecto super importante de ser citado pra você, é que as crianças já estão acostumadas com a “ÁRVORE DOS LIVROS”, E SEMPRE AS SEXTAS-FEIRAS, PASSAM AQUI PERGUNTANDO QUANDO A ÁRVORE IRÁ DAR LIVROS NOVAMENTE”. Eu sempre utilizo argumentos do tipo…………… “logo…logo…. a primavera esta chegando e nossa árvore dos livros irá florescer dando lindos frutos!!!!!!
O incrivel é ver o brilho nos olhos das crianças, elas estão esperando anciosas por esse dia novamente. “
Para que esse projeto tenha continuidade iremos presenteá-la com 5 livros que integram o Kit Pé de Livro , assim ela terá novas histórias e ilustrações para contar para as crianças!
E para vocês conferirem , aqui vão as fotos da Sandra , das crianças de Fernandópolis e as muitas peripécias que ela anda aprontando por lá!
PARABÉNS SANDRA!!!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 comentários sobre “A árvore de livros de Fernandópolis

  1. ” nasci em fernandopolis… a sua tia roseli estava sempre em casa era muito amiga da minha irma angela… e eu pequena sempre queria sai com elas… rs rs rs!!! tenho a roseli muito forte na minha infancia adorava ficar com elas… ela é muito querida, enfim os anos se passaram e eu me tornei professora… peb. I e II em osasco, adoro ler pro meus alunos tenho um projeto “lilia , a centopeia que lia”… fiz com EVA esta colada na parede do meu 2º ano… e no face encontrei a roseli que falou de vc… fiquei encantada com seu trabalho… parabens!!! o país precisa de pessas assim com atitudes… que faz e não espera acontecer… sou assim tbm!!! se quiser da uma olhadinha no meu trabalho coloco alguns no facebook… grande abraço E BOA SORTE!!! SEMPRE!!! angelica ( apelido de infancia TiÉ)

  2. Gratidão pessoal, a ÁRVORE DOS LIVROS E A FADA DOS LIVROS COMPLETARAM 04 ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DE MUTIA HISTÓRIA ALEGRIA E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS. ESTOU CADA DIA AMIS ENCANTADA COM A MAGIA DA MEDIAÇÃO DE LEITURA. E PRINCIPALMENTE VER A ALEGRIA DAS CRIANÇAS LENDO E AMANDO LIVROS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s