Imagem
7

Ler para as crianças muda o mundo

foto itau

Paulo Pixu e Lili Flor — com nomes como estes, até parece que os adultos aí em cima são personagens de uma divertida fábula infantil.

E se a gente disser que, além de serem de carne e osso, eles escolheram participar de uma história da vida real que é ainda mais encantadora do que um conto de fadas?

Paulo e Lili são arte-educadores que viajam o Brasil e o mundo todo contando histórias para crianças. As apresentações deles misturam música, literatura e teatro para educar, divertir e estimular a criatividade dos pequenos—e, assim, mudar o mundo deles.

Saiba mais sobre os projetos da dupla no site oficial.

Pesquisas mostram que ouvir histórias traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, especialmente na fase dos 0 aos 5 anos de idade. É uma mudança que começa na infância e dura por toda a vida.

Tem final mais feliz do que este?

Fotos: Ana Shiokawa

E a beleza desta história de transformação é que, assim como Lili e Paulo, você também pode se tornar protagonista dela. Afinal, educação é responsabilidade de todos — pais, avós, tios, todos os adultos podem participar.

Uma ótima maneira de fazer isso: ler para uma criança.

Ler para uma criança é importante desde o berço.

  • Crianças que ouvem histórias desde cedo aprendem a se concentrar, melhoram seu raciocínio e têm maior capacidade de compreender o mundo.
  • É possível notar ganhos significativos no domínio da linguagem oral pela criança, porque ouvir histórias aumenta o vocabulário e a facilidade de se expressar.
  • As histórias estimulam a criatividade e a imaginação infantis, além de ajudar no desenvolvimento da sensibilidade artística e cultural.
  • Cada livro traz novos conhecimentos para a criança e enriquece seu repertório.

Ler para uma criança ajuda no seu desenvolvimento emocional saudável.

  • Durante a leitura de histórias, a criança se sente foco da atenção e do carinho do adulto, o que fortalece o relacionamento entre eles.
  • A rotina de ouvir histórias na hora de dormir melhora a qualidade e a duração do sono, além de contribuir para a diminuição da agressividade e da ansiedade infantis.
  • As histórias ajudam a criança a desenvolver o sentimento de empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Isso facilita seu relacionamento com outras crianças e adultos.

Ler para uma criança contribui para um bom desempenho escolar.

  • No início do Ensino Fundamental, é possível notar que crianças que cresceram ouvindo histórias têm mais facilidade para aprender a ler, escrever e interpretar textos.
  • Ouvir a leitura de histórias durante a primeira infância aumenta a capacidade de ler na fase que vai dos 7 aos 11 anos de idade. Também ajuda a reduzir os índices de repetência por volta dos 14 anos.
  • O desenvolvimento da habilidade de leitura até os 7 anos tem impacto positivo no nível de escolaridade que a pessoa alcançará e também na sua condição socioeconômica por volta dos 40 anos.

Ou seja: motivos para ler para uma criança não faltam. Vamos nessa? A gente ajuda a começar: era uma vez… 😉

Anúncios

7 comentários sobre “Ler para as crianças muda o mundo

  1. Querida Lili! Que orgulho ver o quanto seu trabalho maravilhoso está sendo reconhecido. Parabéns a vc e a seu parceiro desta jornada. Grandes abraços de admiração!

  2. Olá
    Gostaria muito de poder participar deste projeto.
    Canto no coral de uma igreja e poderia cantar pras crianças…
    Adoro viajar e ler…
    Tenho finais de semanas livres e poderia ajuda los neste projeto..
    Tel para contato — 9 6123 3555
    Res – 4996 2784

  3. Acho que esta dupla merece aplausos, pois é importante demais o papel de contadores de história porque desperta nas crianças a imaginação e nos adultos as lembranças. vou até procurar um curso pra aprender, pois sempre gostei de contar historias.

    • Muito obrigada pelo seu carinho , Sandra!

      Além de acreditar na importância da leitura e das histórias na vida das crianças para ampliação do imaginário e alimentação da memória afetiva, para nós somente crianças criativas e imaginativas serão capazes de transformar o mundo.

      Quando estivermos compartilhando nossas experiencias , anunciaremos os próximos cursos aqui no Portal . Aguarde.
      Curta a nossa página no face e acompanhe nossas atividades :https://www.facebook.com/portaldashistorias?ref=hl
      Beijos
      Lili Flor & Paulo Pixu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s