Eu Conto , Tu Contas – Encontro Latino- Americano de Narradores Itinerantes

De 22 a 26 de Setembro de 2015 em São Paulo – Brasil

“Ah! Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.”
Fanny Abramovich

Desde tempos muito antigos a humanidade utiliza a narração oral como instrumento de transmissão de conhecimentos, construção de sentidos e fortalecimento do pertencimento a um grupo ou lugar. Nos dias de hoje, em nossa sociedade cada vez mais individualista, cibernética e baseada na linguagem escrita, vemos ainda pessoas que mantêm viva a tradição da arte de contar histórias. O narrador – ou contador de histórias – abre portas para a afetividade, para a criação de sentidos, retoma o ato de ouvir e de olhar nos olhos. É nele que reside a palavra que ensina, questiona, simboliza, encanta, entretém e sensibiliza por meio da oralidade.

A arte de contar histórias, tão ancestral, tem se desenvolvido significativamente no espaço urbano, em espaços narrativos criados por diferentes instituições culturais, em especial aquelas que trabalham com a leitura e a literatura. Essas ações, em muitos casos, resultam em festivais e encontros internacionais que reúnem novos e velhos narradores, que possuem como principal característica o intercâmbio cultural e a promoção da leitura e literatura.

Eu Conto, Tu Contas – Encontro Latino-Americano de Narradores Itinerantes tem curadoria de Lili Flor & Paulo Pixu, arte-educadores e contadores de histórias, que trazem um pouco de suas experiências e andanças em festivais do Brasil e outros países da América Latina.

Os encontros acontecem em escolas e centros culturais que participam do projeto BiblioSesc* nas unidades de Campo Limpo, Interlagos e São Caetano. Veja abaixo a programação, e participe!

*O BiblioSesc é um projeto do Sesc de incentivo à leitura, realizado a partir da ação de bibliotecas circulantes.

  Eu Conto, Tu Contas – encontro latino-americano de narradores itinerantes 

Narradores latino-americanos da Argentina, Brasil, Colômbia e México apresentam suas lendas, histórias e canções para crianças e jovens, numa grande festa da palavra e de intercâmbio cultural. Os encontros acontecem em pontos de atendimento do BiblioSesc nas regiões das Unidades de Campo Limpo, Interlagos e São Caetano. Participam das apresentações os narradores Mario Angeles (México), Guillermina Martinez (Argentina), Jorge Antonio Garcia Perez (México), Walter Diaz Ovalle (Colômbia) e Lili Flor & Paulo Pixu (Brasil).

 

cartazete JPGE

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Eu Conto , Tu Contas – Encontro Latino- Americano de Narradores Itinerantes

  1. Temos o imemso prazer de receber em nossa escola esse Festival. Temos certeza que muito rico e valioso será esse encontro. Trocas, compartilhamentos, descobertas, enfim um verdadeiro mesclar de conhecimentos e vivências.
    Estamos de coração e portas abertas para recebê-los; à Lili Flor e ao Paulo Pixu, o nosso muito obrigada por tudo, ficamos imensamente feliz por vocês nos darem a oportunidade de estarmos presentes neste Festival.

  2. Estamos quase lá; no próximo dia 24 de setembro receberemos em nossa escola esse povo riquíssimo, trazem em em suas malas os tesouros da fantasia, as jóias cravejadas de imaginação e báus repletos de muitas e muitas histórias.
    Me sinto feliz hoje e sei que depois desse encontro estarei muito mais, pois um pouco dessa riqueza compartilharei.
    Obrigada Lili Flor e Paulo Pixu, por trazer-nos tantas emoções, vocês são 10, deculpem, 100, não não, 1000!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s