Livro Conta: Homenagem à Eva Furnari

a-escritora_10-minibiografiazinha1

Em Março, Mês das Mulheres , realizaremos um projeto do coração!

Faremos sessões de histórias e mediação de leitura somente com personagens femininas e , com destaque à obra de uma das nossas escritoras prediletas EVA FURNARI.

Livro Conta é uma atividade que busca aprofundar os possíveis diálogos entre a escrita literária da literatura infantojuvenil brasileira e a oralidade da contação de histórias a partir das obras da escritora Eva Furnari, em que os destaques serão as figuras femininas como protagonistas.

Para nós é uma alegria imensa compartilhar com as crianças as obras desta autora incrível , cheia de criatividade e que tem um material divertido e instigante para a criançada . Há muitos anos trabalhamos com seus livros e sabemos o quanto as crianças amam!

Vocês conhecem a  EVA FURNARI?

foto_eva

Eva Furnari nasceu em Roma, Itália em 1948. Veio para o Brasil aos dois anos de idade e reside em São Paulo até hoje.

Em 1976, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79, colaborou, na década de 80, como desenhista em diversas revistas recebendo o Prêmio Abril de Ilustração em 1987. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal, Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem e publicou 60 livros.

Seus livros já foram publicados no México, Equador, Guatemala, Bolívia e Itália. Participou da feira Internacional de Ilustradores de Bratislava em 95 e participou de Exposições de Ilustradores Brasileiros promovidas pela FNLIJ, em Bolonha. Participou da Honour List do IBBY – International Board on Book for Young People – Orgão consultivo da Unesco para o livro infantil – com o livro Feitiço do Sapo. Alguns de seus livros foram adaptados para o teatro: Lolo Barnabé, Pandolfo Bereba, Abaixo das Canelas, Cocô de Passarinho, A Bruxa Zelda e os 80 docinhos, A Bruxinha Atrapalhada, Cacoete e Truks, sendo que esta última recebeu o prêmio Mambembe em 94.

Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu diversos prêmios. Entre eles, o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) pelos livros; Truks (1991), A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1996), Anjinho (1998), Circo da Lua (2004), Cacoete (2006) e Felpo Filva (2007), este pelo texto e ilustração. Foi premiada por dez vezes pela FNLIJ (Fundação do Livro Infantil e Juvenil) e recebeu Prêmio APCA pelo conjunto da obra. Foi vencedora do concurso promovido em 2000 pela Rede Globo de Televisão para a caracterização dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Se vocês quiserem saber tudo sobre essa autora maravilhosa acessem: http://bibliotecaevafurnari.com.br/

Anúncios

Um comentário sobre “Livro Conta: Homenagem à Eva Furnari

  1. Adoro Eva Furnari; suas histórias são sempre recheadas de humor, delicadeza e muita docilidade, um misto de ensinamento e encantamenrto. Estarei curtindo todas as his´torias contadas por vocês.
    Lili Flor, Paulo Pixu e Eva Furnari são tão bons quanto goiabada com queijo, que também muito adoro.
    Beijos meus queridos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s