OFICINA PARA PAIS

Quer coisa mais bonita do que ver uma criança no aconchego do colo de seu pai ou sua mãe para uma leitura?

Desde sempre a literatura por meio das histórias nos colocaram no lugar do encantamento. A relação que se tece ao contar e ouvir uma história é de grande laço afetivo.  Em geral cabe aos pais o lugar da educação e da disciplina, mas o que muitos pais não conseguem perceber é que ao contar histórias para seus filhos estabelecem um vínculo de respeito, criatividade e confiança. Estudos mostram que uma criança que reconhece na voz dos pais a memória afetiva de uma voz afetuosa que conta histórias, terá uma relação de aprendizagem muito melhor e produtiva. Isso significa dizer que crianças que ouvem histórias pelos pais são mais carinhosas, calmas e disciplinadas. O que acontece é que muitas vezes os pais sentem grande dificuldade para realizar tal atividade e/ou não se sentem capazes de ler ou contar histórias para seus filhos.

“Vou ler para meu filho, e agora? ” é uma  vivência para  despertar nos pais o gosto e o prazer pela leitura e principalmente instrumentalizá-los, através de referências bibliográficas adequadas  e jogos linguísticos; dando-lhes os recursos necessários para esta atividade. Os pais perceberão que ler para os filhos não é nenhum bicho de sete-cabeças e que pode se tornar uma atividade muito prazerosa.

COM LILI FLOR & PAULO PIXU

Lili Flor e Paulo Pixu tem um vasto repertório de contações, intervenções e espetáculos. A dupla circulou por várias unidades do Sesc, ONGs, Casas de Cultura, atuando também na área da arte-educação, ministrando oficinas e vivências. Lili Flor atuou na formação de contadores de histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen, um dos cursos mais reconhecidos da cidade de São Paulo. A dupla está inserida no cenário internacional com atuações em Festivais de contação de histórias na América Latina e inclusive receberam o Prêmio Internacional “El Arte de contar” em Havana, Cuba. Desde 2015 apresentam o Projeto “Eu Conto, Tu Contas – um encontro latino-americano de narradores itinerantes” em escolas da periferia de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s