Imagem
7

Ler para as crianças muda o mundo

foto itau

Paulo Pixu e Lili Flor — com nomes como estes, até parece que os adultos aí em cima são personagens de uma divertida fábula infantil.

E se a gente disser que, além de serem de carne e osso, eles escolheram participar de uma história da vida real que é ainda mais encantadora do que um conto de fadas?

Paulo e Lili são arte-educadores que viajam o Brasil e o mundo todo contando histórias para crianças. As apresentações deles misturam música, literatura e teatro para educar, divertir e estimular a criatividade dos pequenos—e, assim, mudar o mundo deles.

Saiba mais sobre os projetos da dupla no site oficial.

Pesquisas mostram que ouvir histórias traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, especialmente na fase dos 0 aos 5 anos de idade. É uma mudança que começa na infância e dura por toda a vida.

Tem final mais feliz do que este?

Fotos: Ana Shiokawa

E a beleza desta história de transformação é que, assim como Lili e Paulo, você também pode se tornar protagonista dela. Afinal, educação é responsabilidade de todos — pais, avós, tios, todos os adultos podem participar.

Uma ótima maneira de fazer isso: ler para uma criança.

Ler para uma criança é importante desde o berço.

  • Crianças que ouvem histórias desde cedo aprendem a se concentrar, melhoram seu raciocínio e têm maior capacidade de compreender o mundo.
  • É possível notar ganhos significativos no domínio da linguagem oral pela criança, porque ouvir histórias aumenta o vocabulário e a facilidade de se expressar.
  • As histórias estimulam a criatividade e a imaginação infantis, além de ajudar no desenvolvimento da sensibilidade artística e cultural.
  • Cada livro traz novos conhecimentos para a criança e enriquece seu repertório.

Ler para uma criança ajuda no seu desenvolvimento emocional saudável.

  • Durante a leitura de histórias, a criança se sente foco da atenção e do carinho do adulto, o que fortalece o relacionamento entre eles.
  • A rotina de ouvir histórias na hora de dormir melhora a qualidade e a duração do sono, além de contribuir para a diminuição da agressividade e da ansiedade infantis.
  • As histórias ajudam a criança a desenvolver o sentimento de empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Isso facilita seu relacionamento com outras crianças e adultos.

Ler para uma criança contribui para um bom desempenho escolar.

  • No início do Ensino Fundamental, é possível notar que crianças que cresceram ouvindo histórias têm mais facilidade para aprender a ler, escrever e interpretar textos.
  • Ouvir a leitura de histórias durante a primeira infância aumenta a capacidade de ler na fase que vai dos 7 aos 11 anos de idade. Também ajuda a reduzir os índices de repetência por volta dos 14 anos.
  • O desenvolvimento da habilidade de leitura até os 7 anos tem impacto positivo no nível de escolaridade que a pessoa alcançará e também na sua condição socioeconômica por volta dos 40 anos.

Ou seja: motivos para ler para uma criança não faltam. Vamos nessa? A gente ajuda a começar: era uma vez… 😉

Anúncios
Imagem
0

Próximas Paradas: PALABRAS AL VIENTO y CONTIGO SE CUENTA- MÉXICO

 

É com muito contentamento  que mais uma vez  vamos partilhar da alegria e da força  da palavra nestes dois Festivais tão importantes no fortalecimento da tradição oral da Àmerica Latina.

O Festivais acontecem entre 18 e 30 de Maio em teatros, escolas, praças e centros culturais das Cidades de Celaya – Guanajato e Riviera – Cancun.

Acompanhem todo a viagem da MALA AMARELA  no nosso ” Diário de Bordo” aqui no Portal das Histórias.

Hasta luego!

10338743_10152458596173453_4025012579779691775_n contigo se cuenta

Imagem
0

Pelo fio da memória

Durante o mês de outubro estivemos  no SESC OSASCO realizando uma oficina para a 3ª idade.  Foram quatro encontros , nos quais, nosso objetivo era resgatar  a memória afetiva por meio de dinâmicas com músicas e brincadeiras.

Foi muito bonito poder compartilhar com essas meninas os fios de nossa histórias que junto aos delas teceram mais uma teia de história e memórias.

Brincamos, dançamos, ouvimos, falamos,rimos, choramos e nos gostamos!

Um beijo para :

Ivone Josefina , que tem nome composto de princesa!

Maria das Graças que tem um nome agraciado por muitas mães!

Neuza que tem um nome com gosto de fruta trazida a tarde pelo pai!

Betania que tem nome de vó!

E aos queridos Laura e Mário que são o casal mais lindo que já conhecemos!

 

Lili Flor e Paulo Pixu

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagem
0

Viagem Literária- Diario de Bordo: Garça

Iniciamos nossa viagem na Biblioteca Municipal de Garça. Encontramos um local lindo: espaçoso, limpo, muito bem cuidado, com um grande acervo , um enorme teatro e uma linda fonte de águas.  Um  imponente Samurai nos recepciona, doação de um dos prefeitos da cidade. As crianças iam chegando, de todas as idades, tamanhos , jeitos. Elas nos deram seu sorriso, canções, alegrias, medos e sonhos. No total atendemos 253 crianças. Que alegria!

Só nos resta agradecer a equipe,  a Rosane que coordena tão bem o projeto, pois tem o coração aberto; a equipe do Pirlimpimpim de contadores de histórias- que meninas lindas e a SP Leituras pelo convite.

Amanhã tem mais!

Estamos chegando Buritama!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagem
0

Trava-linguas e brinquedos de palavras

Já faz um tempo que eu e Paulo pesquisamos trava-línguas e brinquedos de palavras do mundo inteiro.

Esses brinquedos vão se transformando em canções e na troca com as crianças ganham proporções inimagináveis. As palavras tem essa magia, podem se transformar em muita coisa  na boca das crianças.

Estivemos no SESC Bauru e de lá trouxemos muitas palavras novas!

Vou trocando aqui com vcs essas experiências , pois seus desdobramentos são muitos , aguardem!

IMG_0854 IMG_0856 100_2520 100_2588 IMG_0850

Imagem
0

Mini – Curso : eu conto , tu contas!

Turmas de professores tem módulo de musicalização com Paulo Pixu

IMG_0752

Em setembro começamos mais um curso de Formação para contadores de histórias e mediadores de leitura; é sempre um prazer compartilhar o universo da Literatura Infanto-Juvenil, das histórias, dos sorrisos e sabores da Infância.

A turma é animada, tem brilho nos olhos e vontade de ver a criançada ler e entender que ler é brincar.

Aqui começa mais uma  jornada pelo caminho dos contadores de histórias e  no Portal você  poderá  acompanhar  de perto nossa viagem de bordo!

Vem!